Seja servo como o Senhor Jesus é!

Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha: Ele tinha a natureza de Deus, mas não tentou ficar igual a Deus. Pelo contrário, ele abriu mão de tudo o que era seu e tomou a natureza de servo, tornando-se assim igual aos seres humanos. E, vivendo a vida comum de um ser humano, ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte — morte de cruz. (Filipenses 2.5-8 NTLH)

No texto que acabamos de ler, vemos o apostolo Paulo aconselhando os irmãos Filipenese a terem o mesmo modo de pensar que o Senhor Jesus tinha, que nosso caso é um espirito humilde e uma atitude de servo. Este conselho se estende para a Igreja até que o Senhor Jesus volte e leve a igreja consigo, portanto é obrigação do cristão imitar o Senhor Jesus.
Vejamos alguns exemplo de atitude de servo que o Senhor Jesus teve em Seu ministério que devemos reproduzir por amor em nossas vidas:
1 – Jesus vai ao encontro do povo e era acessível aos que buscavam socorro – Ele sempre viajava pelas estradas movimentadas, visitava grandes cidades e aldeias, ensinava nos mercados e nas ruas, frequentava os cultos nas sinagogas e nos templos, se reunia em jantares e festas, ou seja, Ele não se isolava, estava sempre nos lugares que alguém poderia precisar de sua ajuda e oferecia com disposição e alegria.
2 – Jesus não via as multidões, mas os indivíduos que estavam ali – Para Ele não existe massa, as pessoas são seres humanos especiais, cada uma aos olhos de Deus mais preciosas que todas as riquezas do mundo, ou seja, Ele não estava preocupado em ter uma platéia, mas em oferecer individualmente o que cada um precisava e da forma que precisava.
3 – Jesus não vê posição social, riqueza ou raça, mas trata a todos como necessitados – Para Ele seja qual for a condição do homem ou da mulher, todos necessitam de um pastor, ou seja, Ele demonstrou que o Evangelho é um chamado para todos.
4 – Jesus aproveita as oportunidades de exercer seu ministério à medida que elas vão surgindo – Ele não tinha horário e nem expediente, estava sempre disponível e onde quer que seja, ou seja, onde tinha pessoas que necessitavam Dele, ali era sua sala de aconselhamento.
5 – Jesus aproveita a vantagem do relacionamento familiar, raça e nacionalidade – Ele iniciou efetivamente seu ministério através do contato com seu primo João Batista, além da essência do seu ministério estar entre os judeus, pois tinha identidade racial e nacional com eles, embora servisse aos gentios quando as oportunidades apareciam.
6 – Jesus é sensível às necessidades espirituais – Ele mantinha o habito de frequentar os cultos e ali encontrava os necessitados. Nas ruas ouvia as vozes solitárias clamando por sua ajuda e sentia o toque de desespero de alguém, ou seja, Sua sensibilidade às pequenas coisas sempre descobre os desesperados em busca de Deus.
7 – Jesus quando possível, procura estar a sós com os que o buscam – Ele frequentemente afastava alguém da multidão, vai na casa de outro e até convida alguém para ir onde Ele estava pernoitando, só para estar a sós com eles, poder conversar mais à vontade e facilitar a comunicação.
8 – Concede tempo as pessoas – Ele facilmente perderia a hora do seu almoço para conversar com uma mulher solitária ou ficar até tarde da noite para receber um membro do Sinédrio, ou seja, para Ele a regra é esta: se alguém está realmente necessitando de ajuda, Ele tem tempo.
Esses são alguns elementos da vida de Servo do Senhor Jesus, elementos estes que devemos aprender a contextualizar e colocar em pratica em nossas vidas, a fim de nos tornarmos servos como o Senhor Jesus é.




Faça o primeiro comentário a "Seja servo como o Senhor Jesus é!"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*