O homem sábio é especialista em dar bons conselhos mas quem não tem bom senso recebe castigo após castigo. O homem ajuizado não se apressa em dar sua opinião mas o tolo fala sem pensar e por isso tem muitos problemas e tristezas. (Provérbios 10.13-14 BV)
Nos versos que acabamos de ler, vemos a diferença entre uma pessoa sábia e ajuizada, de um pessoa tola, no que diz respeito a se posicionar diante das pessoas e situações. Podemos notar que uma pessoa sábia não se deixa envolver pelas situações e pessoas.
O sábia também não manifesta sua opinião pessoal, mas dá bons conselhos, ou seja, manifesta os princípios Divinos que direcionam a questão, para que o ouvinte tenha condições de decidir se vai cumprir a vontade de Deus ou a sua própria vontade.
Por fim vemos que o tolo por não pensar antes de falar, ignora os princípios Divinos, manifesta apenas opiniões pessoais, por isso receberá o castigo Divino. Portanto temos que decidir se queremos ser sábios ou tolos, sermos instrumento divino ou mensageiros de Satanás, se queremos ser abençoados ou castigados por Deus.
Faça o primeiro comentário a "Escolha ser sábio ou tolo"