VOCÊ É UM CIDADÃO DO CÉU?

(Romanos 12:2)

Na última oportunidade em que estive compartilhando a Palavra de Deus com vocês, eu disse que o cristão verdadeiro precisa influenciar o mundo à sua volta e não ser influenciado por ele. Para que isso seja possível, ele deve ser reconhecido por aqueles que não conhecem a Jesus como uma pessoa completamente diferente deles, tendo como base a primeira parte de 1 Pedro 2:9, que diz:

Mas vocês são a raça escolhida(…) (1 Pedro 2:9a NTLH)

Após essa ocasião, eu tive a oportunidade de ouvir comentários e responder perguntas de algumas pessoas sobre este tema. Porém, refletindo melhor, posteriormente notei que as pessoas não estavam preocupadas em serem quem Deus quer que elas sejam, mas queriam saber o quão parecidas com o mundo elas poderiam viver, a fim de que, sem saírem da vontade de Deus, também não se chocassem com o mundo.

Por esse motivo, me senti direcionado por Deus para falar um pouco mais sobre o assunto, a fim de que todos possam entender que não é possível ser cristão e viver flertando com o mundo, ou no mínimo não querendo ser diferente dele.

Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele. (Romanos 12:2 NTLH)

1 – ENTÃO, VIVA COMO UM CIDADÃO DO CÉU

Não vivam (i.e. não tenha como modelo, não seja moldado, não aja em conformidade ao padrão e não se acostume com) como vivem as pessoas deste mundo… (Romanos 12.2a NTLH)

Ao usar a expressão “não vivam”, o texto deixa bem claro que Deus não vai nos separar do mundo sem que tenhamos conhecimento ou sem que desejemos isso. Muito pelo contrário, ao usar essa expressão, Ele deixa bem claro que somos nós quem devemos escolher romper com o estilo de vida mundano.

Deus pode fazer todas as coisas e tem um desejo ardente em nos separar do mundo. Por outro lado, Ele é extremamente educado a ponto de ficar esperando a nossa decisão. Por respeitar a nossa decisão ou a nossa incapacidade de decidir, Ele sofre muito, pois sabe que pode resolver o problema e livrar a pessoa do Inferno, mas ela não quer.

15Não amem o mundo, nem as coisas que há nele. Se vocês amam o mundo, não amam a Deus, o Pai. 16Nada que é deste mundo vem do Pai. Os maus desejos da natureza humana, a vontade de ter o que agrada aos olhos e o orgulho pelas coisas da vida, tudo isso não vem do Pai, mas do mundo. 17E o mundo passa, com tudo aquilo que as pessoas cobiçam; porém aquele que faz a vontade de Deus vive para sempre. (1 João 2:15-17 NTLH)

Aquele que é cristão, mas que não tem coragem de se parecer diferente das pessoas não cristãs e não tem coragem de se posicionar com relação às causas de Deus, na verdade ele é uma pessoa orgulhosa, vaidosa e egoísta. Por ser assim, ele é incapaz de amar a Deus e o Seu Reino, mas ama o mundo e as coisas dele, mesmo que inconscientemente, pois essas coisas colaboram com quem ele é.

Mesmo conhecendo a Deus, as pessoas que vivem dessa maneira são incapazes de perceber que estão tendo o mesmo destino que o mundo, ou seja, o Inferno, mas elas acreditam que estão indo para o Céu porque frequentam uma igreja, praticam hábitos espirituais e até por possuírem cargos na igreja.

2 – ENTÃO, TENHA A MENTE DE CRISTO

…mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente (i.e. maneira de pensar, entendimento) de vocês. (Romanos 12:2a NTLH)

No ponto anterior, eu comentei que devemos escolher romper com o mundo e que a única forma de romper com ele é ter uma maneira de pensar diferente dele. Por esse motivo, é necessário adquirir uma mente nova. Porém, não conseguimos isso sozinhos, pois se fosse possível já a teríamos, então precisamos de uma ajuda externa e é somente Deus quem pode nos dar uma nova mente.

Com relação a essa questão, em nosso texto base encontramos a expressão “deixem”, que, a exemplo da questão anterior, mesmo Deus desejando mudar nossa mente e tendo poder para isso, Ele respeita nossa decisão. Portanto, está em nossas mãos permitirmos ou não que Ele promova a transformação de nossa mente.

O texto também deixa bem claro que se recebermos uma mente nova da parte de Deus, seremos transformados, ou seja, pelo fato da nova mente produzir pensamentos à semelhança de Cristo, a nossa maneira de olhar para as coisas deste mundo se torna semelhante à de Cristo e o nosso estilo de vida muda completamente, a fim de que nos tornemos semelhantes a Jesus.

23É preciso que o coração e a mente de vocês sejam completamente renovados. 24Vistam-se com a nova natureza, criada por Deus, que é parecida com a sua própria natureza e que se mostra na vida verdadeira, a qual é correta e dedicada a ele. (Efésios 4:23-24 NTLH)

No entanto, Deus transforma a nossa mente à semelhança de Cristo e como consequência dessa transformação desenvolvemos um estilo de vida à semelhança de Jesus, para que tenhamos a possibilidade de se dedicar a Ele no cumprimento dos propósitos divinos, nos tornando úteis a Ele.

3 – ENTÃO, SEJA ÚTIL A DEUS E FRUTÍFERO NO SEU REINO

Assim vocês conhecerão (i.e. descobrirão, experimentarão, provarão, comprovarão) a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele. (Romanos 12:2b NTLH)

Aqui chegamos a um ponto crucial! Se não formos capazes de decidir por romper com o mundo, decidindo e permitindo que Deus transforme nossa mente, não conseguiremos uma mente à semelhança de Cristo e por consequência não teremos um estilo de vida à Sua semelhança.

Por que isso é importante? É importante pelo fato de ser um pré-requisito para conhecer a vontade de Deus. Sem conhecer a vontade de Deus, não é possível cumpri-la, e sem cumpri-la, não existe a possibilidade de ser aprovado por Ele. Por outro lado, a vontade de Deus só pode ser cumprida por uma pessoa que tem a mente de Cristo e vive à semelhança Dele. Portanto, ela será capaz ou estará habilitada para utilizar os dons espirituais.

10Pois foi Deus quem nos fez o que somos agora; em nossa união com Cristo Jesus, ele nos criou para que fizéssemos as boas obras que ele já havia preparado para nós. (Efésio 2:10 NLTH)

Então, podemos concluir que um cristão só pode ser aprovado por Deus se ele for útil aos Seus propósitos, mas ele só consegue ser útil aos propósitos de Deus se tiver a mente de Cristo e viver à Sua semelhança, a qual, por sua vez, é necessário que ele tenha escolhido romper com o mundo e tenha permitido que Deus transforme sua mente.

Sendo assim, não é possível que o cristão verdadeiro busque viver de uma forma que não conflite com o mundo ou que não cause estranheza a ele, pois se isso estiver acontecendo, significa que a pessoa não entrou no processo de transformação que comentamos ou parou em alguma parte dele.

13De tudo o que foi dito, a conclusão é esta: tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos porque foi para isso que fomos criados. 14Nós teremos de prestar contas a Deus de tudo o que fizermos e até daquilo que fizermos em segredo, seja o bem ou o mal. (Eclesiastes 12:13-14 NTLH)

Que Deus nos abençoe!

Faça o primeiro comentário a "VOCÊ É UM CIDADÃO DO CÉU?"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*