SE VOCÊ É CRISTÃO, ENTÃO…

(I Pedro 2.9)

Mas vocês são a raça escolhida, os sacerdotes do Rei, a nação completamente dedicada a Deus, o povo que pertence a ele. Vocês foram escolhidos para anunciar os atos poderosos de Deus, que os chamou da escuridão para a sua maravilhosa luz. (I Pedro 2.9 NTLH)

Vivemos em um país onde existe certa liberdade religiosa, ou pelo menos ainda uma pessoa cristã não corre o risco de ser presa e condenada a morte por causa da sua fé, como ocorre em outros países. Na verdade se somarmos os cristãos que se declaram católicos ou evangélicos superamos a marca de 80% da população total do país.

Se o país conta com mais de 80% de sua população cristã, por que não vemos os valores cristãos impressos em todos os setores da sociedade e principalmente no coração dessa população? Por que, a pandemia que o mundo esta enfrentando, levou a grande maioria desses cristãos a se comportarem como pagãos? Por que quando um cristão se posiciona publicamente sobre seus valores, é tratado como alguém fora do normal, sendo que deveria ser o natural para todos e se não bastasse isso, não é acompanhado pela maioria dos cristãos, que se mantém no anonimato dando forças para os menos de 20% da população, fazer o que bem entendem com ele?

Não precisamos fazer um esforço muito grande para entender que a maioria absoluta da população se declara cristã por muitos motivos, menos por ser cristã de verdade e o nosso texto base nos apresentam alguns elementos que nos ajudam a compreender melhor essa verdade.

1 – Seja diferente dos não cristãos

Mas vocês são a raça escolhida (I Pedro 2.9a NTLH)

Em nosso texto base lemos a palavra “raça” e em outras versões da bíblia aparece à palavra “geração”, não importa a palavra, o importante é o que elas representam. Onde raça indica diferenças físicas (cor da pele, dos olhos e dos cabelos, formato dos olhos, do nariz, da boca, da cabeça e do corpo), já geração indica diferenças comportamentais (valores, padrão moral, psicológico e princípios que regem suas escolhas).

Ou seja, o cristão verdadeiro precisa ser reconhecidamente diferente das pessoas deste tempo, ele precisa manifestar o padrão moral, emocional e espiritual de Cristo, padrão este que podemos observar em Gálatas 5.22-23:

Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio. (Gálatas 5.22-23a NTLH)

São essas as qualidades que as pessoas precisam ver na vida do cristão verdadeiro, porém nem os cristãos mais maduros que você possa conhecer, tem a capacidade para consegui-las por si mesmo. O texto deixa bem claro que quem produz o padrão moral, emocional e espiritual de Cristo é o Espírito Santo e para que Ele consiga produzi-los na vida de uma pessoa, ela precisa negar as vontades de sua natureza humana, para realizar a vontade do Espírito Santo (Gálatas 5.16-18).

Só até aqui já entendemos porque os valores cristãos não são vistos na sociedade, pois a grande maiorias das pessoas vivem para atender os seus próprios desejos (natureza humana) e quando vão para a igreja, vão com a intenção de que Deus os ajude a conseguir o que a sua natureza humana deseja e não o que Ele quer.

2 – Seja dedicado ao serviço de Deus

Mas vocês são… os sacerdotes do Rei (I Pedro 2.9a NTLH)

Na segunda parte de nosso texto base entendemos que o cristão precisa ser “sacerdote”, ou seja, uma pessoa que é separada para servir exclusivamente alguém, que no caso é para serviço exclusivo de Deus. O sacerdote é alguém que tem muitas responsabilidades dentro do Reino de Deus, mas não tem direitos, sua herança é o que Deus reparte com ele.

Portanto, entendemos que o cristão verdadeiro tem muitas responsabilidades a serem cumpridas dentro do Reino de Deus, mas não tem o direito de exigir nada da parte de Deus. Por outro lado, desfruta daquilo que Deus em sua misericórdia e alegria, por estar cumprindo a Sua vontade reparte com ele.

É importante destacar que se o sacerdote é alguém separado, a separação que nos referimos é a que comentamos no primeiro tópico, ou seja, a separação de nossa natureza humana, para que o Espírito Santo tenha condições de produzir em nós o padrão moral, emocional e espiritual de Cristo (o Fruto do Espírito), nos habilitando para servir a Deus.

Muitos cristãos nem se quer recebem as qualidades de Cristo, como comentamos no primeiro tópico. O segundo grupo ainda que tenha a ação em si do Espírito Santo não as recebem, por não terem a disposição de servir exclusivamente a Deus, pois não querem abrir mão de seus projetos pessoais. Sendo assim o grupo daqueles que se declaram cristãos, mas não manifestam o cristianismo na sociedade aumentou mais um pouco.

3 – Seja comprometido com a família de Deus

Mas vocês são… a nação completamente dedicada a Deus (I Pedro 2.9b NTLH)

Na sequencia o nosso texto base diz que os cristãos são uma “nação”, muitos confundem esse termo com “país”, que está associado a um território físico, mas nação na verdade é um termo utilizado para descrever uma população que está comprometida com os mesmos alvos materiais, morais e espirituais, mesmo que estejam em territórios diferentes.

Portanto, o cristão verdadeiro se compromete coletivamente com os membros de sua igreja local, a fim de que juntos, um possa colaborar com o outro na prática dos valores e alvos do Reino de Deus, pois o seu desejo é cumprir a vontade de Deus, abençoando a vida do próximo.

Com isso eliminamos muitos dos que se declaram cristãos, expandido o grupo daqueles que não manifestam o cristianismo na sociedade, pois são incapazes de se comprometerem com uma igreja local, só se comprometem enquanto a igreja é útil aos seus propósitos, trocando de igreja sempre que esta deixa de lhes atender ou por acreditarem que vão conseguir coisas melhores.

4 – Seja um bom investimento para Deus

Mas vocês são… o povo que pertence a ele. (I Pedro 2.9c NTLH)

Na sequencia o nosso texto base diz que o cristão verdadeiro “pertence” a Deus, em outras versões da bíblia aparece à expressão “adquirido”, ou seja, significa que o cristão verdadeiro não pertence mais a si mesmo, mas tem um Senhor que é Jesus. Portanto, ele não tem mais o direito de escolher atender a si mesmo, mas de atender exclusivamente a vontade de seu Senhor, por isso precisa parar de lutar contra Deus ao buscar seus sonhos pessoais e passe a colaborar com Ele ao cumprir os Seus sonhos.

Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus, pois ele os comprou e pagou o preço. Portanto, usem o seu corpo para a glória dele. (I Coríntios 6.19b-20 NTLH)

Como podemos observar a Bíblia deixa bem claro que pertencemos a Deus, pois Ele nos comprou, pagando um preço muito caro por nós, que foi a morte de Cristo na cruz, para que nossas vidas manifestem a glória Dele neste mundo. Portanto, sempre que um cristão manifesta a natureza humana ou os valores deste mundo, na verdade está recusando o sacrifício de Cristo na cruz, alegando que o preço que foi pago não é suficiente, se promovendo a condição de divindade.

Com tudo isso, entendemos que dos 80% dos brasileiros que publicamente se declaram cristãos, aproximadamente 20% deles são cristãos de verdade, o restante são cristãos nominais. Por isso é que estamos vendo a sociedade caminhar a passos largos em direção ao mundanismo, enquanto as igrejas se tornam cada vez mais ricas e poderosas por oferecerem o que as pessoas querem.

5 – Seja frutífero no Reino de Deus

Vocês foram escolhidos para anunciar os atos poderosos de Deus, que os chamou da escuridão para a sua maravilhosa luz. (I Pedro 2.9b NTLH)

Com essa última parte de nosso texto base, entendemos que o motivo pelo qual o cristão verdadeiro se torna praticante dos quatro tópicos anteriores, é para que ele tenha condições de revelar Deus ao mundo. Mas se apenas um deles não for verdade na vida do cristão, se tornará impossível que o mundo consiga conhecer a Cristo por intermédio de sua vida, uma vez que a única coisa que pode ser revelada por ele é a natureza humana.

Os frutos aos quais o tópico se refere, são pessoas que Deus resgatou e transformou por meio de nossas vidas, que podem ser pessoas que já fazem parte da igreja, mas não tem um compromisso profundo com Ele, como também aqueles que nunca tiveram a oportunidade de conhecê-Lo. Para isso não precisamos ser grandes conhecedores de Bíblia, mas precisamos ser pessoas disponíveis em Suas mãos e que saibamos explicar como Cristo nos tirou de uma condição onde éramos inimigos Dele (fazíamos a nossa vontade), para uma condição de amigo Dele (fazemos a Sua vontade).

Tudo isso é feito por Deus, o qual, por meio de Cristo, nos transforma de inimigos em amigos dele. E Deus nos deu a tarefa de fazer com que os outros também sejam amigos dele. A nossa mensagem é esta: Deus não leva em conta os pecados dos seres humanos e, por meio de Cristo, ele está fazendo com que eles sejam seus amigos. E Deus nos mandou entregar a mensagem que fala da maneira como ele faz com que eles se tornem seus amigos. (II Coríntios 5.18-19 NTLH)

Se todos os que se declaram cristãos no país fossem cristãos de verdade, manifestariam a plenitude de nosso texto base e veríamos na sociedade os valores cristãos sendo manifestados, como também estranharíamos quando não fossem e não o contrário como acontece nos dias atuais.

Portanto, avalie sua vida e verifique se está:

– Sendo diferente dos não cristãos;

– Sendo dedicado ao serviço de Deus;

– Sendo comprometido com a família de Deus;

– Sendo um bom investimento para Deus;

– Sendo frutífero no Reino de Deus.

Caso contrário está contribuindo, mesmo sem querer, para que Cristo seja cada vez menos conhecido no mundo e deve se realinhar com Deus, a fim de se tornar para o mundo o que Ele quer que seja.

— Vocês são o sal para a humanidade (dar sabor, conservar, antisséptico – animar, dar esperança, purificar o mundo); mas, se o sal perde o gosto (contato com a areia), deixa de ser sal e não serve para mais nada. É jogado fora e pisado pelas pessoas que passam. (Mateus 5.13 NTLH)

Que Deus nos abençoe…

Faça o primeiro comentário a "SE VOCÊ É CRISTÃO, ENTÃO…"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*