POR QUE TANTA ANSIEDADE, MEDO E PREOCUPAÇÕES?

(Mateus 6.32-33)

Nossos dias apresentam uma infinidade de situações que nos causam ansiedade, medo e preocupação, principalmente para aqueles que vivem em grandes cidades como São Paulo, onde o custo de vida é bem alto, a segurança pública é bem precária e o acesso a vagas de emprego estão cada vez mais escassos, como também é cada vez mais difícil manter o trabalho atual.

Por conta desse cenário, muitas pessoas perdem noites de sono e até mesmo a saúde, desenvolvendo as chamadas doenças psicossomáticas, por causa da ansiedade para ver as coisas acontecendo como deseja, do medo de perder o que já conquistou e as preocupações relacionadas à renda, a saúde e a segurança.

32Pois os pagãos é que estão sempre procurando essas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso. 33Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas. (Mateus 6.32-33 NTLH)

1 – CORRIJA SUA CRENÇA

Pois os pagãos é que estão sempre procurando essas coisas. (Mateus 6.32a NTLH)

Antes de qualquer coisa é importante destacar que não é errado ou pecado ter ansiedade, medo ou preocupações, o erro esta em permanecer nessa condição transformando a causa delas em um deus, passando a direcionar a vida em função delas, desenvolvendo um estado de espírito ansioso, medroso e preocupado.

Nosso texto base deixa bem claro que as pessoas que não conhecem a Cristo é que vivem dessa forma. Portanto, permanecer em uma condição de ansiedade, medo ou preocupação é uma questão de crença errada, ou seja, a pessoa esta adorando o deus que causou essas coisas e não o Deus Verdadeiro.

Sendo assim aquele que se diz cristão e vive em um estado de ansiedade, medo ou preocupações, esta vivendo como se não conhecesse a Cristo. Portanto, é importante a pessoa avaliar que tipo de fé ela tem, ou porque não tem exercido a fé que demonstra conhecer.

6Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido. 7E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus. (Filipenses 4.6-7 NTLH)

2 – SEJA UM FILHO QUE CONFIA NO PAI

O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso. (Mateus 6.32b NTLH)

Já entendemos que podemos apresentar todas as nossas causas a Deus, como também sabemos que mesmo antes de apresenta-las Ele já sabe e que Ele deseja guardar a nossa mente e nosso coração. Mas por que normalmente ficamos ansiosos, com medo e preocupados?

A segunda parte do nosso texto base inicia com a expressão “O Pai de vocês”, ou seja, Deus quer ser nosso Pai, mas precisamos querer ser seus filhos. Muitas vezes nos relacionamos com Deus, como Ele sendo um Rei Soberano, de fato Ele é, mas isso nos coloca em uma condição muito distante Dele, como se nossas causas fossem insignificantes demais para Ele cuidar, por isso a ansiedade, o medo e as preocupações crescem em nosso interior.

Mas Deus quer ter uma relação familiar conosco, quando Ele se coloca na condição de Pai e de irmão mais velho na pessoa de Jesus, mas nós muitas vezes não vivemos como filhos e irmãos mais novos, por conta de nossas experiências familiares, que muitas vezes não servem como modelos de relacionamentos.

Precisamos aprender com Jesus como sermos filhos legítimos de Deus e por meio de uma vida de união com Ele desenvolvermos uma relação de Pai e filho com Deus.

Porque aqueles que já tinham sido escolhidos por Deus ele também separou a fim de se tornarem parecidos com o seu Filho. Ele fez isso para que o Filho fosse o primeiro entre muitos irmãos. (Romanos 8.29 NTLH)

3 – FOQUE NO QUE É CORRETO

Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas. (Mateus 6.33 NTLH)

Mesmo sendo pré-requisito corrigir nossa crença, ao nos posicionarmos como filhos verdadeiros de Deus, segundo o modelo de Cristo, Deus estabeleceu uma condição importante para cuidar de nossas causas pessoais.

Na parte final de nosso texto base, compreendemos que ao invés de focarmos nossa atenção nas causas de nossa ansiedade, de nosso medo e de nossas preocupações, devemos priorizar desenvolver um estilo de vida que agrade a Deus, como também cumprir o que Ele nos pede para fazer, pois essa condição emocional e espiritual prova que Deus é realmente Deus em nossas vidas.

Isso protege nossa mente e coração, nos dando esperança e nos enchendo de coragem para perseverar, até que de Deus venha à resposta para nossas causas, como também confiança para aceitá-la e se submeter a ela seja qual for à resposta.

Pois Deus está sempre agindo em vocês para que obedeçam à vontade dele, tanto no pensamento como nas ações. (Filipenses 2.13 NTLH)

Que Deus nos abençoe!

Faça o primeiro comentário a "POR QUE TANTA ANSIEDADE, MEDO E PREOCUPAÇÕES?"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*