Acidentes espirituais

Um acidente é algo de tudo indesejável, queremos estar longe dele, e via de regra, não necessita de um culpado, uma vez que, se é acidente não foi planejado, mas simplesmente aconteceu. Por isso se afirma: Acidentes acontecem.

Será que existem acidentes nos campo das coisas espirituais?

Então o SENHOR disse: — Por que você está com raiva? Por que anda carrancudo? Se tivesse feito o que é certo, você estaria sorrindo; mas você agiu mal, e por isso o pecado está na porta, à sua espera. Ele quer dominá-lo, mas você precisa vencê-lo. (Gênesis 4.6-7 NTLH)

Diga-lhes que juro pela minha vida que eu, o SENHOR Deus, não me alegro com a morte de um pecador. Eu gostaria que ele parasse de fazer o mal e vivesse. Povo de Israel, pare de fazer o mal. Por que é que vocês estão querendo morrer? —Agora, homem mortal, diga aos israelitas que, quando um homem correto pecar, o bem que ele fez não o salvará. Se um homem mau parar de fazer o mal, ele não será castigado; e, se um homem correto começar a pecar, ele não continuará vivendo. (Ezequiel 33.11-12 NTLH)

Pois não faço o bem que quero, mas justamente o mal que não quero fazer é que eu faço. Mas, se faço o que não quero, já não sou eu quem faz isso, mas o pecado que vive em mim é que faz. (Romanos 7.19-20 NTLH)

Eu reconheço que para ti nada é impossível e que nenhum dos teus planos pode ser impedido. (Jó 42.2 NTLH)

Portanto podemos concluir que acidentes espirituais acontecem pelas seguintes razões:
* Os atos falhos do homem, em relação de Deus, podem se evitados (Gn 4.6-7);
* Deus fica triste com nossas falhas e deseja nos ensinar a forma correta de viver (Ez 33.11-12);
* O homem deseja ser salvo e encontrar no Reino de Deus, mas não se dedica a isto como deveria e é envolvido em erros por não vigiar (Rm 7.19-20);
* As falhas do homem são um acidente de percurso, uma vez que em nada altera o Plano de Deus (Jó 42.2).

Não restam duvidas, porem que o erro do homem não se limita a esses elementos vitais relacionadas com a salvação e do prazer da vida eterna. Na verdade eles se apresentam a cada momento de nossa vida e, por isso, devem ser objeto de total atenção.

O que provoca os acidentes espirituais e suas conseqüências?
1. Desejo de criar sua própria maneira de servir a Deus, nos leva a derrota, confusão e perda do esforço realizado (Gn 11.1-9).
2. Tentar seguir a Cristo, mas ficar de olho para o passado, nos leva a ficar estagnado (Gn 19.17-26);
3. Trocar as bênçãos de Deus, por coisas de valor do mundo, nos leva a uma vida inútil (Gn 25.29-34);
4. Não eliminar de suas vidas coisas que Deus, já pediu para eliminar, nos leva a morte (Js 7.1-26);
5. Não acreditar que Deus ira suprir suas necessidades diárias, nos leva a vergonha diante dos homens (Ex 16.19-28);
6. Não olhar para as coisas com os olhos de Deus, nos leva a viver em círculos (Nm 13.1-33)

Olhando para essas coisas como acidentes espirituais temos que levar em conta o conjunto de elementos que os levam a acontecer: os desejos humanos, as ações adotadas e os resultados. Ou seja a desobediência às leis de Deus.

Muitos podem estar pensando:
* Não tenho nada a ver com esses erros;
* Errei porque fui tentado;
* Sou frágil e não tenho forças;
* Eu não sabia.

A Bíblia nos da resposta a todas essas questões:
* Não é o quanto você conhece e sim o quanto você vive é o que realmente importa (Rm 3.23);
* As tenções são humanas e podem ser vencidas (I Co 10.13);
* A nossa força vem de Deus e temos que aceita-las para termos vitória (Is 45.24);
* Conhecendo ou não conhecendo, todos serão julgados (Rm 2.12).

Algumas medidas para evitar tais acidentes:
* Conheça mais e mais, sobre o que Deus pensa sobre cada coisa;
* Cumpra sempre o que Deus orienta sobre cada aspecto de suas vidas;
* Procure a aperfeiçoar seu modo de vida Cristão;
* Aceitar a vontade de Deus por fé, sem se importar com os por quês;
* Esperar em Deus.

Não basta, contudo, saber o que deve ser fato, é preciso respeita-las e cumpri-las.

Não se enganem; não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas a ponham em prática. (Tiago 1.22 NTLH)




Faça o primeiro comentário a "Acidentes espirituais"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*