Lições de uma derrota

1. O nascimento de um novo líder.
2. Em buscas das promessas de Deus.
3. Um memorial para nossas vidas.
4. Se preparando para receber as bênçãos.
5. Cuidado com a purificação.

Na ultima meditação sobre Josué e o povo judeu, vimos que penas uma pessoa pecando, pode comprometer todo um povo. O pecado relatado na experiência do povo judeu, foi o pecado da soberba, pecado este que é muito comum de ser praticado nos dias de hoje, pois estamos vivendo dias onde bens materiais é a coisa mais importante na vida das pessoas.
Esse pecado é um pecado muito difícil da se identificar, pois muitas pessoas que podemos achar que é soberba, pode não ser pela condição dela e por outro lado pessoas que achamos que não é podem ser, também pelo critério da condição. Cada um tem que se avaliar segundo o padrão de Deus e o que Ele espera de cada um.
O importante a se destacar é a lição que essa experiência de Josué nos mostra, um pecado não precisa ser publico e explicito para que o povo de Deus sofra. Uma pessoa atuante na igreja, que mantém uma vida de pecado em segredo, atrai para toda a igreja um espírito de maldição, pois esta corrompendo o que é santo.
Assim como aconteceu com Josué, Deus quer utilizar o líder da igreja ou ministério para levar a correção e purificação do povo, vejamos as grandes lições encontradas nessa experiência de Josué:
1. Deus não se utilizou de intermediários para falar com Josué, foi direto, claro e objetivo, dessa mesma forma nos dias de hoje, Deus pretende fazer com cada um de nós se estivermos em uma posição de liderança e se o povo necessitar ser tratado.
2. Deus tinha essa liberdade para falar com Josué, pois ele era uma pessoa correta e aprovada por Deus, por esse motivo tinha credito diante do povo para receber a direção. Da mesma maneira, Deus somente terá liberdade para nos dar uma direção, se formos pessoas corretas e aprovadas por Ele, portanto alguém com credito diante do povo para executar a correção.
3. Josué confiou nas experiências anteriores, onde Deus cuidou de cada detalhe e ligou o piloto automático, não vigiando e com isso não identificou o erro no meio do povo. Da mesma forma não podemos confiar em nós mesmos e nas experiências anteriores, onde Deus honrou tudo o que fazíamos, devemos estar sempre alerta monitorando nossas vidas e a vidas das pessoas que Deus colocou em nossas mãos para cuidarmos, somente assim garantiremos a integridade do povo e do que formos fazer.
4. Josué depois que viu Deus não abençoando sua ação, ficou muito desanimado até Deus chamar a atenção dele novamente. Se por algum motivo falharmos por não cuidarmos de nós e das pessoas, com isso cairmos, não podemos ficar abatidos, não é isso que Deus espera de nós. Deus quer que nos levantemos e comecemos a corrigir as coisas que deveríamos ter corrigido antes, para que Ele volte a abençoar nossas ações.




Faça o primeiro comentário a "Lições de uma derrota"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*