O que Deus espera de mim?

Nós vivemos em um país onde aproximadamente 1/3 da população se declara cristã evangélica. Entretanto, ao olharmos para esse cenário à luz de João 15:16, onde Deus nos revela o motivo pelo qual nós fomos escolhidos por Ele, ou seja, a produção de frutos espirituais que não são perecíveis. Vale notar, a existência de um grande problema: O número de pessoas que se declaram cristãs, não produzem a quantidade de frutos que deveriam, para que uma diferença significativa fosse feita e vista na sociedade em que vivemos. Por que isso está acontecendo? Como nós podemos mudar essa tendência? O que nós podemos fazer para iniciar uma vida produtiva?

Mas vocês são a raça escolhida, os sacerdotes do Rei, a nação completamente dedicada a Deus, o povo que pertence a ele. Vocês foram escolhidos para anunciar os atos poderosos de Deus, que os chamou da escuridão para a sua maravilhosa luz. (I Pedro 2.9 NTLH)

1. DEUS QUER ME VER DE MANEIRA DIFERENTE (RAÇA ESCOLHIDA).

Existem quatro raças de seres humanos: os brancos, os negros, os amarelos e os vermelhos, que se diferenciam umas das outras pela cor da pele, formato dos olhos, nariz e boca, tipo de cabelo e tipo do corpo; porém, para Deus essas marcas não são relevantes, uma vez que a distinção de Sua parte não se dá por características físicas e sim por características morais e espirituais, onde Jesus é o modelo e padrão de distinção para raça espiritual, segundo o padrão de Deus.

Porque aqueles que já tinham sido escolhidos por Deus ele também separou a fim de se tornarem parecidos com o seu Filho. Ele fez isso para que o Filho fosse o primeiro entre muitos irmãos. (Romanos 8.29 NTLH)

Entretanto, como entre as raças humanas é normal a mistura, formando assim um quinto grupo de pessoas, os mestiços, que possuem características físicas de mais de uma raça, não podendo ser contado em nenhuma delas. Isso também pode ocorrer com a raça espiritual escolhida por Deus, onde se tem tolerado na igreja a mistura da fé cristã com outras culturas religiosas ou condutas do mundo. No entanto, no que se refere às raças humanas, não existe problema algum com a mistura, muito pelo contrario, pois só revela o potencial e a diversidade da humanidade, porém no que se refere à raça espiritual, que é escolhida por Deus, faz muita diferença, pois uma pessoa que não pode ser contada entre os pertencentes da raça de Cristo, não será escolhida, uma vez que não conseguirá ser produtiva e produzir bons frutos.

2. DEUS QUER QUE EU ME PREPARE (SACERDOTES DO REI).

Uma vez sendo contado entre aqueles que fazem parte da raça de Cristo é nosso dever nos tornarmos úteis a Deus. Na verdade, esse é o motivo pelo qual fomos escolhidos. Porém isso não significa que devemos sair fazendo as coisas do nosso jeito pessoal, da forma que desejamos fazer, mas, fazermos para Cristo, por meio de Cristo e do modo que Cristo nos pede para fazer, através da submissão à igreja local que pertencemos.

Sejam bons administradores dos diferentes dons que receberam de Deus. Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros! (I Pedro 4.10 NTLH)

Temos que nos submeter a um processo continuo e dedicado, que se inicia com o investimento de tempo na meditação da Palavra de Deus e oração, como também no compromisso com a igreja local através dos relacionamentos sadios e de serviço, além do comprometimento com o sustento da igreja e com um ministério.

Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus. (Romanos 14.12 NTLH)

A preparação e submissão ao serviço cristão é individual, não podemos tomar como referencia e base o que outros irmãos fazem ou deixam de fazer, assim como não podem ser os motivos pelo qual fazemos ou deixamos de fazer. Jesus é nosso único motivo e única referencia, por conta disso é que prestaremos contas a Deus, sobre o que fizemos ou deixamos de fazer, não existe desculpa, não existe justificativa.

3. DEUS QUER QUE EU SEJA SÓ DELE (DEDICADA A DEUS … PERTENCE A ELE).

Servir a Deus é uma grande luta, pois a natureza humana tende a nos levar para o caminho perigoso do comodismo e conformismo, nos fazendo acreditar que servir a Deus tem que ser fácil e prazeroso, além de não precisar abrir mão das coisas que gostamos de fazer ou que nos dão prazer.
Muitas vezes caímos na mentira, sem prestarmos muita atenção, quando Deus declara que devemos pertencer a Ele, sermos dedicado a Ele e sermos ofertas de sacrifício a Ele. A referencia é Deus e não nós. É para o prazer de Deus e não o nosso, apesar da nossa capacidade pessoal, é Ele quem nos dá recursos e forças necessárias para realizarmos a missão e não o contrário.

Portanto, meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus. (Romanos 12.1 NTLH)

É necessário prestarmos atenção a uma outra luta que travamos, que é da tolerância. Ela nos leva a aceitar comportamentos, como práticas típicas do mundo e por ser algo que todos fazem, corremos o risco de trazê-las ou aceitar tais condutas dentro da igreja.

Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele. (Romanos 12.2 NTLH)

Se somos verdadeiramente dedicados a Deus e pertencemos a Ele, somos nós que devemos influenciar e transformar o mundo. O contrário não é verdadeiro.

4. DEUS QUER QUE EU SIRVA A ELE (ESCOLHIDOS PARA ANUNCIAR).

Nós não somos aceitos por Deus por nossos méritos ou por qualquer merecimento. O mesmo princípio deve ser aplicado, ao fato de termos os nossos pecados perdoados, pelos dons que recebemos, como pelas bênçãos que temos recebido. Nós temos tudo isso não por méritos pessoais, mas pelo grande amor e misericórdia que Deus demonstra para conosco.
Em resposta a isso, Ele nos pede uma coisa muito simples: que ajudemos as pessoas a desfrutarem de tudo isso também, pois esse é o único meio de nossas vidas se tornarem instrumentos de transformação da sociedade em que vivemos.

A nossa mensagem é esta: Deus não leva em conta os pecados dos seres humanos e, por meio de Cristo, ele está fazendo com que eles sejam seus amigos. E Deus nos mandou entregar a mensagem que fala da maneira como ele faz com que eles se tornem seus amigos. (II Coríntios 5.19 NTLH)

É uma única tarefa em troca de inúmeros benefícios. Então, por que tão poucas pessoas se engajam nessa tarefa? Temos algumas respostas possíveis:
* Nós não estamos crendo verdadeiramente.
* Nós não somos verdadeiramente gratos pelo que recebemos de Deus.
* Nós não amamos as pessoas.
O verdadeiro motivo é individual, ou seja, cada um de nós tem que descobrir a resposta junto a Deus e resolver essa dificuldade, a fim de nos engajarmos nessa tarefa o mais rápido possível, pois este é o motivo pelo qual existimos. Esse é o motivo pelo qual fomos escolhidos e pelo qual fomos e somos salvos.

Ele quer que todos sejam salvos e venham a conhecer a verdade. (I Timóteo 2.4 NTLH)

Deus não despreza a ninguém. Ele não faz acepção de ninguém, caso contrário, nenhum de nós seria contado entre os escolhidos. Entretanto, Deus quer nos olhar e observar algo diferente em nós. Ele quer nos ver como pessoas preparadas e dedicadas, no cumprimento de Sua missão aqui na terra, ou da missão que Ele nos deu neste mundo, com a finalidade de termos a oportunidade de dar ao nosso próximo, a chance de conhecê-Lo e ser salvo.




Faça o primeiro comentário a "O que Deus espera de mim?"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*