As vezes a dúvida é confundida com ato de fé

Perto das quatro horas da madrugada, Jesus veio até eles, caminhando por cima da água! Eles gritaram de medo, pois pensaram que fosse um fantasma. Mas Jesus logo tranqüilizou-os dizendo-lhes: “Não tenham medo, sou Eu!” Então Pedro gritou: “Senhor, se realmente é o Senhor, diga-me que eu vá caminhando por cima da água até onde o Senhor está”. “Pois não”, disse o Senhor, “Venha!” Assim Pedro saiu do barco e caminhou por cima da água na direção de Jesus. Mas quando ele olhou em volta para as ondas altas, ficou cheio de pavor e começou a afundar. “Salva-me, Senhor!” gritou ele. No mesmo instante Jesus estendeu-lhe a mão e o salvou. “Ó homem de tão pequenina fé, por que você duvidou?” disse Jesus. (Mateus 14.25-31 BV)

Os versos acima, estão entre as passagens mais populares da Bíblia, até mesmo quem não é cristão, conhece e comenta sobre ela. Por sua vez os pentecostais usam para pregar sobre confiança e coragem, no entanto creio que não é bem assim, vamos analisar:
1 – Os discípulos estavam apavorados com a tempestade, mesmo tendo a palavra de Jesus de que chegariam na outra margem;
2 – Os discípulos tiveram medo de Jesus, pois acreditaram ser um fantasma, mesmo crendo em Deus e conhecendo a Jesus;
3 – Jesus tenta os acalmar pedindo para que eles tivessem coragem e afirmando ser Ele e que Ele é Deus, quando diz: Sou eu (mesmo termo usado por Deus a Moises, quando o enviou ao Faraó, que normalmente é traduzido por: Eu Sou o que Sou), mas não resolveu;
4 – Pedro não crê realmente que se trata de Jesus, mesmo ouvindo sua vós e vendo o seu corpo, pois usa a expressão “Se realmente é o Senhor” e pede uma prova que seria permite-lo andar sobre as águas;
5 – Pedro não anda sobre as águas por fé na palavra de Jesus, prova disso é que o vento e as ondas o fizeram tirar o seu olhar de Jesus e afundar;
6 – O Senhor Jesus resgata Pedro e questiona a fé e a duvida de Pedro, não pelo fato de ter afundado, mas pelo fato de não ter crido nele e pedido uma prova, quando ainda estava no barco.
Dentre tantas lições que podemos aprender com essa passagem, creio que uma das mais importantes é que não devemos esquecer da Palavra que temos do Jesus para nossas vidas, mesmo em meio as tempestades, pois Ele é quem garantirá o comprimento, não nosso esforço pessoal. Isso nos dará força e coragem para suportar as tormentas e prosseguir na direção correta.




Faça o primeiro comentário a "As vezes a dúvida é confundida com ato de fé"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*