Todas as pessoas precisam de alguém que possam influencia-las, assim como uma criança se espelha nos pais, pela observação ela desenvolve hábitos e formulam um estilo de vida. Quando trazemos para uma vida cristã, é importante que um novo convertido observe e se inspire na vida de uma pessoa mais madura e experiente na fé.
Eu sei quanto você confia no Senhor, tal como fazem sua mãe Eunice e sua avó Lóide; e estou certo de que você ainda está confiando nele tanto quanto antes. Assim sendo, quero lembrá-lo de que você deve transformar em zelo a força e a ousadia que estão no seu intimo, e que se apoderaram de você quando coloquei minhas mãos sobre a sua cabeça e o abençoei. (II Timóteo 1.5-6 BV)
O nosso texto base nos apresenta o exemplo de Timóteo que aprendeu a fé em Cristo, pelo exemplo de sua avó e sua mãe que eram pessoas devotas e experientes na fé, que formou na vida do jovem Timóteo uma fé totalmente verdadeira.
Em nosso texto base podemos observar que o apostolo Paulo por conhecer intimamente a mãe e a avó de Timóteo, tinha certeza como foi formada a fé de Timóteo, por isso tinha confiança na fé dele.
É exatamente isso que precisamos buscar, se somo pessoas já maduras e experientes na fé, precisamos nos apresentar como modelos daqueles que são mais jovens e inexperientes na fé. Agora se somos jovem e inexperiente na fé, precisamos buscar pessoas mais maduras e experientes na fé, a fim de aprender com elas e formar nossa fé.
Faça o primeiro comentário a "Formando a fé por meio do exemplo – Parte I"