A coisa mais natural que existe é a pessoa ficar desesperada e pedir livramentos da parte de Deus, quando tudo a sua volta começa a desmoronar e parece não ter uma saída para a situação.
Evidentemente que Deus não fica desapontado conosco quando ficamos em desespero por alguma coisa, o que realmente preocupa Deus é permanecermos nessa condição de desespero. Pois a permanência na condição de desespero impede Deus de ser Deus na vida da pessoa.
Vejamos a postura de Habacuque diante de uma situação desesperadora, atitude esta que devemos procurar imitar:
Embora as figueiras tenham sido totalmente destruídas e não haja flores nem frutos; embora as colheitas de azeitonas sejam um fracasso e os campos estejam imprestáveis; embora os rebanhos morram pelos pastos e os currais estejam vazios eu me alegrarei no Senhor! Ficarei muito feliz no Deus da minha salvação! O Senhor Deus é a minha força. Ele me dá a velocidade da corça e me guia em segurança por sobre as montanhas. (Habacuque 3.17-19 BV)
Observemos a atitude dele, onde ele declara que mesmo tendo perdido tudo, continuará se alegrando no Senhor, pois cria que Deus era a sua salvação, sua força e o conduziria em segurança, ou seja, o que Habacuque nos mostra que perdas materiais e emocionais, não podem ser maiores que a certeza do cuidado e salvação oferecidos por Deus.
Deus em nenhum momento disse que iria remover os nossos problemas, mas disse que aqueles que se alegrassem Nele seriam conduzidos por eles em segurança, portanto a permanecia no estado de desespero é a incapacidade de se alegrar no Senhor e o impedimento de receber sua condução segura em meio as tribulações.
Faça o primeiro comentário a "Ainda que …., eu me alegrarei em Ti!"