Então o rei mandou chamar Moisés e Arão e lhes disse: — Peçam ao SENHOR Deus que livre a mim e o meu povo dessas rãs, e eu deixarei que o seu povo vá e ofereça sacrifícios a ele. Moisés respondeu: — Terei muito prazer em levar o seu pedido. Diga quando é que o senhor quer que eu peça a Deus em seu favor, em favor dos seus funcionários e do seu povo, para que as rãs sumam do seu palácio e das casas e fiquem somente no rio. O rei respondeu: — Orem por mim amanhã. E Moisés disse: — Ó rei, vou fazer como pediu, e assim o senhor ficará sabendo que não há outro deus como o SENHOR, nosso Deus. O senhor, os seus funcionários e o seu povo ficarão livres das rãs; só no rio Nilo é que haverá rãs. (Êxodo 8.8-11 NTLH)
Os versos que acabamos de ler ao meu ver é um dos mais intrigantes da Bíblia, onde ele apresenta as consequências de um dos milagres que Deus realizou para libertar o Seu podo do Egito e desta vez o milagre foi aparecer uma infestação de rãs em todos os lugares onde existia um egípcio.
Imagine a cena, você não conseguir andar corretamente pois tinha que empurrar as rãs com seus pés para conseguir pisar no chão, se ia se sentar ou se deitar na cama, precisava remover as rãs para conseguir fazer isso, ou pior imagine você dormindo e acordar com rãs por todo o corpo inclusive no rosto. Este era o cenário que eles estavam vivendo, a ponto de levar o orgulhoso faraó mandar chamar Moisés para ajuda-lo.
Quando Moisés chegou diante do poderoso faraó ouviu ele dizer: Eu desisto, não aguento mais essa situação, ore para seu Deus afim de nos livrar dessa situação e deixarei você e seu povo ir. Até ai era de se esperar pois ninguém consegue suportar tal situação, porem Moisés vira-se para ele e faz uma pergunta intrigante: quando o senhor quer que eu faça isso? e a reposta do faraó é mais intrigante ainda: amanhã.
Podemos pensar que loucura, como alguém que esta vivendo dessa forma e tem a possibilidade de resolver na hora o problema aceita passar mais uma noite nessa situação? Na verdade por mais absurdo que seja essa é uma situação muito comum do que se parece, inclusive em nossa vida. Vamos analisar os dois ensinos importantes que vejo nesse texto:
1 – Deus não faz nada em nossa vida que não estejamos querendo que Ele faça ou que não estejamos prontos para que ele faça. No caso faraó até queria que Deus fizesse, mas não estava pronto para reconhecer e se submeter ao senhorio de Deus, o que pode acontecer muitas vezes conosco pois queremos que Deus faça algo em nossas vidas, porem não estamos dispostos a reconhece-lo como Senhor e nos submetermos ao seu senhorio.
2 – Todos nós sabemos o que nos causa problemas e precisam ser removidos, como também sabemos o caminho para que isso aconteça, porem deixamos para depois, por vários motivos, exemplo: estamos acostumados com a situação, temos preguiça espiritual para realizar a mudança, por sermos controladores e não sabemos como a vida será o que causa medo, ou simplesmente por sermos orgulhosos demais para admitir. Em fim, existem inúmeros motivos para não permitirmos que Deus nos mude, mas o importante não é o motivo, mas sim o fato de não permitirmos.
Devemos passar por cima de tudo isso e crer que Jesus pode e quer fazer essa mudança em nossas vidas, como também nos dará os recursos que precisamos para perseverar no processo até o fim, para que a transformação se complete, para isso basta apenas crer, aceitar e viver.
Segue-se um vídeo antigo, de março de 2014 onde falo sobre o assunto:
Faça o primeiro comentário a "Mais uma noite com as rãs"