Hoje foi questionado por um irmão que faz pouco tempo que frequenta a nossa igreja, sobre o porque não somos mais autoritários e deterministas quanto as questões doutrinárias.
Sobre essa questão tem alguns aspectos que quero ressaltar: o primeiro é o fato de a maioria das igrejas – igrejas estas que o irmão estava usando para nos comparar – são rígidas e deterministas, não com relação a doutrinas bíblicas e sim com questões de usos e costumes, ou seja, elas querem dizer como a pessoa deve ser sem ao menos perguntarem para Cristo se Ele concorda com isso.
O segundo aspecto é o que o Senhor Jesus pensa a respeito do que essas igrejas ensinam:
A adoração deste povo é inútil, pois eles ensinam leis humanas como se fossem meus mandamentos. (Mateus 15.9 NTLH)
Não vou nem me atrever a comentar as palavras de Jesus, pois elas são bem claras e como Ele mesmo diz: Quem tem ouvidos para ouvir, então ouça. (Mateus 13.9 NTLH)
E por fim entendo que não cabe a igreja exigir de uma pessoa como ela deve se vestir, se portar, como falar e o que ela deve fazer, pois esse é o papel do Espirito Santo. Portanto se uma pessoa tem uma vida de unidade com Cristo, o Espirito Santo vai lhe ensinando tudo o que ela precisa saber para ser quem Deus quer que ele seja.
Então o papel da igreja e de sua liderança é cuidar para que essa pessoa tenha e permaneça em um vida de unidade com Cristo, pois o Espirito Santo fará o restante.
Porém, quando o Espírito da verdade vier, ele ensinará toda a verdade a vocês. O Espírito não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que ouviu e anunciará a vocês as coisas que estão para acontecer. (João 16.13 NTLH)
Muito bom Faustinho!