(Josué 5.13-15)
13Josué estava perto da cidade de Jericó. De repente, viu um homem com uma espada na mão parado na sua frente. Josué chegou perto dele e perguntou: — Você é do nosso exército ou é inimigo? 14— Não sou nem uma coisa nem outra — respondeu ele. — Estou aqui como comandante do exército de Deus, o Senhor. Josué ajoelhou-se, encostou o rosto no chão e o adorou. E disse: — Estou às suas ordens, meu senhor. O que quer que eu faça? 15O comandante do exército do Senhor respondeu: — Tire as sandálias porque a terra que você está pisando é santa. E Josué obedeceu. (Josué 5.13-15 NTLH)
No texto que lemos, Josué estava às vésperas da conquista da cidade de Jericó, que seria o primeiro e maior desafio de conquista na Terra Prometida, pois todos reconheciam a fama da cidade e o poder de suas muralhas. Era natural que Josué estivesse apreensivo, mas ele continuava confiante em cumprir a vontade de Deus e, enquanto observava a cidade para tentar entender como poderia cumprir sua missão, ele teve uma experiência única e transformadora em sua vida, a qual nos oferece grandes lições.
1 – Quando estamos inseguros, queremos pessoas do nosso lado
De repente, viu um homem com uma espada na mão parado na sua frente. Josué chegou perto dele e perguntou: — Você é do nosso exército ou é inimigo? (Josué 5.13b e c NTLH)
Josué, quando viu aquele homem com aspecto de guerreiro valente, imaginou que se ele estivesse do seu lado na batalha, teriam mais chances de vencer a guerra, assim como qualquer um de nós, quando estamos passando por momentos de apreensão, queremos nos cercar de pessoas que concordem conosco e nos apoiem em nossos posicionamentos.
É claro que não é errado nos cercarmos de pessoas amigas e que nos dêem suporte, o problema está em recrutar pessoas que nos ajudem no cumprimento de nossas causas pessoais, ignorando a causa de Deus, o que acontece com muita frequência dentro da Igreja.
Portanto, devemos nos cercar de pessoas que nos ajudem a compreender a vontade de Deus para as nossas vidas nas circunstâncias e que também nos ajudem a cumpri-la, pois esse deve ser o nosso alvo.
2 – Deus é a favor de Seus propósitos
— Não sou nem uma coisa nem outra — respondeu ele. — Estou aqui como comandante do exército de Deus, o Senhor. (Josué 5.14a NTLH)
Como podemos ler, o Senhor Jesus deixou bem claro que Ele não estava do lado dos inimigos e nem do lado de Josué, mas estava à frente do exército de Deus, ou seja, daqueles que desejam fazer a vontade de Deus.
Isso deixa bem claro que Deus nunca vai estar do nosso lado e contra nossos inimigos, muito menos a favor de nossos inimigos e contra nós, mas que Ele estará a favor de quem estiver de acordo com Seus propósitos e contra aqueles que se opõem aos Seus propósitos.
Portanto, antes de qualquer coisa, devemos buscar a compreensão dos propósitos de Deus para as nossas vidas, a fim de que tenhamos condições de avaliar nossas vidas e verificar se estamos de acordo com os propósitos divinos ou não. Assim, saberemos se estamos do lado de Deus ou não.
Se não queremos ter Deus como nosso inimigo, devemos nos apressar para nos ajustarmos aos propósitos Dele e assim desfrutarmos do Seu apoio.
3 – Devemos reconhecer quem Deus é e quem somos diante Dele
Josué ajoelhou-se, encostou o rosto no chão e o adorou. (Josué 5.14b NTLH)
Assim que Josué percebeu que se tratava do Senhor e o lado que Ele estava, prostrou-se em atitude de rendição e adorou o Senhor. Ou seja, Josué simplesmente desistiu de fazer as coisas do seu jeito, de tomar partido e lutar contra Deus, se colocando em uma condição de total submissão a Deus e à Sua vontade.
O exemplo de Josué precisa ser seguido por todos nós, pois vivemos em uma época em que o Evangelho que está sendo pregado diz exatamente o contrário, ou seja, que Deus é obrigado a se posicionar do nosso lado e atender nossas causas. Porém, como acabamos de ler, isso é antibíblico e uma mentira.
O verdadeiro adorador jamais se posiciona como senhor de Deus, mas como servo Dele. Portanto, quando vemos um comportamento orgulhoso e egoísta em uma pessoa que se diz cristã, na verdade estamos vendo uma pessoa falsa e mentirosa, pois ela é incapaz de reconhecer quem Jesus é, ou seja, o comandante do exército de Deus.
4 – Coloque-se à disposição de Deus
E disse: — Estou às suas ordens, meu senhor. O que quer que eu faça? (Josué 5.14c NTLH)
Vemos que Josué prontamente se colocou à disposição de Deus e se mostrou disposto a cumprir a vontade divina. Observe que nesse momento já não existia mais dois lados, mas apenas o lado divino, que era a única coisa que importava para ele.
Com esse exemplo, aprendemos que mesmo em meio a momentos de apreensão, devemos nos colocar à disposição de Deus, tendo o desejo de prontamente obedecer às Suas ordens. Aprendemos também que, para o cristão verdadeiro, as causas não possuem dois lados, mas apenas o lado de Deus.
5 – Não tenha conceitos pré-estabelecidos
— Tire as sandálias porque a terra que você está pisando é santa. (Josué 5.14b NTLH)
Primeiramente eu gostaria de destacar a semelhança dessa instrução com a instrução que Deus deu a Moisés, o antecessor de Josué, em Êxodo 3.5. Isso porque o propósito da instrução é exatamente o mesmo, ou seja, quando se caminha pelo deserto, as sandálias acumulam poeiras dos mais diferentes lugares, poeiras essas que Deus não queria que contaminassem o local em que estavam.
Mas o que isso representa? Ao longo de nossas vidas, vamos acumulando muitas coisas a partir de nossas experiências familiares, acadêmicas, culturais, profissionais e sociais, as quais precisamos deixar de lado para conseguirmos ouvir as instruções de Deus e cumpri-las. Caso contrário, essa poeira nos manterá sujos e, portanto, incapazes de cumprirmos a vontade de Deus.
6 – Rompa consigo mesmo sem pensar
E Josué obedeceu (Josué 4.14b NTLH)
Em nosso texto base, podemos observar que Josué prontamente compreendeu o que Deus estava lhe pedindo e obedeceu, pois o seu desejo não era continuar sendo quem era, mas ser uma pessoa útil aos propósitos divinos.
Portanto, se o nosso desejo é o de sermos pessoas úteis para Deus, cumprindo os Seus propósitos, precisamos ter a mesma postura de Josué, ou seja, devemos abandonar de nossas vidas as coisas que Deus não aprova, tão logo compreendamos quais são, e cumprir a Sua vontade.
Observe que nesses seis tópicos que mencionamos em nenhum momento comentamos sobre as nossas apreensões e suas causas, isso porque elas não devem ser relevantes para nós, pois se estivermos lutando as causas de Deus, Ele se encarregará de cuidar de nossas necessidades, promessa esta que podemos ler em Mateus 6.33:
Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas. (Mateus 6.33 NTLH)
Nada passa despercebido aos olhos de Deus e, portanto, Ele sabe de tudo o que precisamos. Por outro lado, tudo o que precisamos faz parte do que Ele acrescenta em nossas vidas se estivermos comprometidos com o Seu Reino.
Sendo assim, priorizemos o Reino de Deus em nossas vidas, sendo uma benção em Suas mãos, a fim de sermos bênçãos ao próximo, enquanto Ele nos abençoa. Que Deus nos abençoe!
Faça o primeiro comentário a "DEUS NÃO TOMA PARTIDO"