O nascimento de um novo líder

Com a morte de Moises um novo líder deveria assumir o comando do povo hebreu na conquista da terra prometida e esse homem era Josué. Deus já o observava e o preparava desde a mais tenra idade, porem só a observação de Deus não bastava, ele deveria ter aprendido as lições que Deus preparou para ele ao longo da vida e ter desenvolvido certas características que o destacariam dos demais.
Características estas que cada um de nós podemos e devemos desenvolver, para nos destacar também dos demais, nos tornando extremamente úteis e ativos na obra de Deus.
* – Apesar de ter nascido em um período onde não se tinha liberdade para adorar, cultuar, ensinar e servir a Deus, aprendeu sobre Deus, acreditou e O transformou como fonte de força e esperança diária. Assim como Josué devemos transformar Deus em nossa fonte de força e esperança diárias.
* Convicção – Mesmo antes da chegada de Moises para libertar o povo hebreu, ele tinha a certeza das promessas de Deus e do seu cumprimento. Debaixo do comando de Moises no deserto essa convicção somente aumentou e sua vida mostrou que agia segundo essa convicção. Nesse contexto devemos procurar conhecer ao máximo as promessas de Deus para nossas vidas e ter a convicção de que haja o que houver elas se cumprirão em nossas vidas.
* Determinação – Sempre fez as escolhas e desenvolveu um estilo de vida segundo sua fé e convicção. Assim como Josué não podemos fazer escolhas e viver como o padrão do mundo, mais devemos romper com o mundo, passando a viver de acordo com o que Deus tem nos ensinado.
* Vigor – Mesmo quando tudo estava contrário, nunca desanimou, parou ou recuou em sua missão. Somos bombardeados diariamente com situações contrarias a nós, porem essas coisas não devem nos fazer recuar ou desistir do que acreditamos. Deus sabe de tudo isso e nunca disse que iríamos ficar livre disso, porem garantiu que nos daria força para vencer, Josué venceu e podemos também.
* Perseverança – Durante a escravidão foi perseverante na opressão, no deserto foi perseverante diante de todas as lutas e obstáculos. Nada que possa nos acontecer é maior do que aquilo que Deus tem para nós, por isso quando estamos enfrentando situações difíceis não podemos perder o foco das promessas de Deus, isso é o combustível de que necessitamos para continuar firmes e fortes.
* Obediência – Durante a escravidão foi obediente as ordens que lhe eram dadas, durante 40 anos foi obediente as ordens de Moises, assim como também sempre era com as ordens de Deus. Um dos princípios mais importantes para uma vida prospera e produtiva é a submissão as autoridades espirituais e assim como Josué foi honrado, pois foi submisso e obediente também seremos se assim fizermos.
* Serviço – Durante o período de escravidão foi servo, depois por 40 anos foi servo fiel e dedicado de Moises, assim como também sempre foi servo dedicado de Deus. Quando fomos resgatados por Jesus, fomos para que nos tornássemos servos, a fim de colocar os interesses e as necessidades dos outros a frente das nossas, Josué foi assim e por isso foi abençoado, como também podemos ser se fizermos o mesmo.
* Estratégia – Por mais que tivesse certeza das coisas que Deus lhe pedia, nunca agiu com ansiedade e emocionalmente, sempre analisava os fatos, os pós e os contra, para garantir que tudo sairia da forma que Deus planejou. De igual forma devemos agir para com as coisas que Deus nos pede para fazer, por mais que saibamos que é de Sua vontade e que Ele estará abençoando, não devemos simplesmente agir, porem devemos buscar o tempo e a forma de Deus, que sempre temos a estratégia certeira.
* Discipulado – Mesmo no período de escravidão Josué procurava ensinar o que tinha aprendido a cerca de Deus, para os jovens e crianças, assim como também para os mais fracos na fé. Como braço direito de Moises, tinha a tarefa de transmitir para a sua tribo o que Deus transmitia através de Moises. Não adianta nada buscarmos a Deus para saber o que Ele espera de nós e executar o que Ele espera, se não preparamos outras pessoas para fazer o mesmo e dar continuidade ao trabalho, isso é o que Deus espera tão quando a execução do que pede para nós.
* Liberdade – Desde muito jovem, vivia cheio de esperança da libertação do Egito e de morar na terra prometida, agora que ele tinha essa oportunidade e tudo dependia exclusivamente dele, jamais recuaria. A mesma esperança que Josué tinha nós também temos, a diferença que nossa terra prometida é morar na eternidade com Deus, por isso temos mais motivos para lutar a fim de conseguir essa promessa e de levar o maior numero de pessoas possíveis junto conosco.




Faça o primeiro comentário a "O nascimento de um novo líder"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*