O CHAMADO DE DEUS (I Samuel 3:1-21)
1. Ter paz no templo do Espírito Santo.
3Samuel dormia na Tenda Sagrada, onde ficava a arca da aliança. E a lâmpada de Deus ainda estava acesa. (I Samuel 3.3 NTLH)
No texto acima vemos Samuel dormindo na Tenda Sagrada, local onde ficava a luz de Deus, ele tinha prazer de estar ali, pois sentia muita paz. Nos dias de hoje não temos mais a Tenda Sagrada, porem com a vinda de Jesus e de Sua morte na cruz, cada um de nós se tornou um templo para o Espírito Santo e a luz de Jesus brilha em nós.
Isso facilitou as coisas para todos nós, pois não temos mais que ir a um determinado lugar para falar com o Senhor e receber sua paz, Deus fala conosco a todo o tempo e a todo lugar. E só não temos a paz que Samuel encontrava na Tenda Sagrada em tempo integral, porque não depositamos todas as áreas de nossas vidas nas mãos do Senhor.
2. Estar preparado para responder.
4Então o SENHOR Deus chamou: — Samuel, Samuel! — Estou aqui! — respondeu ele. 10Então o SENHOR veio e ficou ali. E, como havia feito antes, disse: — Samuel, Samuel! — Fala, pois o teu servo está escutando! — respondeu Samuel. (I Samuel 3.4,10 NTLH)
Pelo fato de Samuel se encontrar em paz na Tenda Sagrada, era o cenário ideal para Deus falar com ele, como podemos ver no texto acima. Mesmo sem entender quem o chamava estava sempre pronto a responder o chamado e quando já tinha certeza de que era o Senhor, não só respondeu como também se ofereceu.
Como templo do Espírito Santo, se estivermos desfrutando da constante paz do Senhor, estaremos propícios a ouvir o Senhor falar conosco o tempo todo. Quando isso acontecer temos que estar disponíveis para respondê-Lo de pronto e até nos oferecermos como Seu servo.
3. Ser submisso as autoridades espirituais.
5Então correu para onde Eli estava e disse: — O senhor me chamou? Estou aqui. Mas Eli respondeu: — Eu não chamei você. Volte para a cama. E Samuel voltou. 6Então o SENHOR Deus tornou a chamar Samuel. O menino se levantou, foi aonde estava Eli e disse: — O senhor me chamou? Estou aqui. Mas Eli tornou a responder: — Eu não chamei você, filho. Volte para a cama. 9e ordenou: — Volte para a cama e, se ele chamar você outra vez, diga: “Fala, ó SENHOR, pois o teu servo está escutando!” E Samuel voltou para a cama. (I Samuel 3.5-6,9 NTLH)
Samuel estava aos cuidados de Eli e reconhecia sua autoridade espiritual sobre sua vida, sempre esteve disposto e disponível para servir ao seu mestre. Mesmo quando o Senhor começou a falar com ele e ele não reconhecia ainda a voz do Senhor, se apresentou ao seu líder e foi submisso, por esse motivo Deus o honrou.
Assim como com Samuel, Deus coloca pessoas em nossas vidas para nos preparar e nos ensinar a sermos servos. Quando honramos as pessoas que são nossas autoridades, Deus honrara nosso ministério.
4. Fazer tudo o que o Senhor pede.
18Então Samuel contou tudo, sem esconder nada. E Eli disse: — Ele é Deus, o SENHOR. Que ele faça tudo o que achar melhor! 19E Samuel cresceu. O SENHOR estava com ele e fazia tudo o que Samuel dizia que ia acontecer. 20Assim todo o povo de Israel, do Norte ao Sul do país, ficou sabendo que Samuel era, de fato, um profeta do SENHOR. 21O SENHOR continuou a aparecer em Siló, onde havia se revelado a Samuel e falado com ele. E a palavra de Samuel era respeitada por todo o povo de Israel. (I Samuel 3.18-21 NTLH)
Samuel não somente ouviu a voz do Senhor, assim como também fez o que o Senhor lhe pediu, por esse motivo Deus cumpriu tudo que tinha dito a Samuel, a fim de que o povo todo ficou sabendo que ele era um servo do Senhor.
Assim como foi com Samuel, se respondermos sim ao Senhor e fizermos o que o Ele nos pedir, Deus é fiel para cumprir o que nos disse e todos vão saber que Deus esta conosco.
Faça o primeiro comentário a "Partes da adoração – Parte II"