O termo “a carne é fraca” é utilizado por todas as pessoas, cristãs ou não cristãs para justificarem um comportamento compulsivo que os leva a cometerem erros, porem a carne não é fraca como todos dizem e por isso não deve ser utilizada como justificativa para os erros cometidos.
Aí Ele disse: —Agora vamos fazer os seres humanos, que serão como nós, que se parecerão conosco. Eles terão poder sobre os peixes, sobre as aves, sobre os animais domésticos e selvagens e sobre os animais que se arrastam pelo chão. Assim Deus criou os seres humanos; Ele os criou parecidos com Deus. Ele os criou homem e mulher. (Gênesis 1:26-27 – NTLH)
Logo no inicio do livro de Gênesis, podemos ler acerca da criação do homem, constatamos que Deus não criou os seres humanos da mesma forma que fez com os demais animais e plantas. Ele teve um cuidado especial, estabeleceu alguns propósitos específicos e compartilhou com a natureza humana atributos que eram exclusivos Dele até então.
Para recebermos esses atributos não precisamos fazer nada, já nascemos com eles e nosso uso nem se compara com a forma como Deus os utiliza. Porem se mantivermos unidos com Deus, poderemos utilizá-los em sua plenitude, uma vez que é Deus quem utiliza através de nós.
Dentre esses atributos gostaria de destacar alguns, são eles:
* Justiça – Da perspectiva de Deus é a capacidade de manter a ordem moral do universo, é correto, não tem pecado ou maldade e age de igual forma para com todos. Os seres humanos também possuem a capacidade de justiça, prova disso é que vivem julgando e estabelecendo o seu próprio padrão moral, porem humanamente falando não conseguimos agir com justiça de forma correta, pois Deus nos dotou com essa capacidade para que em parceria com Ele a usemos segundo Seus próprios preceitos.
* Bondade – Da perspectiva de Deus é a capacidade de cumprir com perfeição os propósitos que Ele estabeleceu para a humanidade, assim como para tudo que existe no universo. Os seres humanos também possuem essa qualidade, porem raramente a utilizam, principalmente por dois motivos o termo bom ou bondade, é usado com um significado completamente diferente do original e segundo pelo fato das pessoas não procurarem saber quais são os seus propósitos de vida em Deus.
* Amor – Da perspectiva de Deus significa que Ele tem preocupação, cuidado, compreensão do estado emocional e desejo de ajudar, universal e paternalmente. Todas as pessoas são dotadas da capacidade do amor, porem a maioria delas não utilizam o amor, por dois motivos principais: primeiro pelo fato de que as pessoas não entendem o significado do amor, associando com o sentimento de ternura ou desejo e segundo por elas não se manterem unidas com Jesus, para obter a força e o entendimento necessários para exercer o amor.
* Compaixão – Da perspectiva de Deus é a capacidade de sentir o que sentimos e o desejo de nos ajudar segundo as nossas necessidades. Esta também é uma qualidade que os serem humanos tem a capacidade de utilizar, porem o seu uso é mínimo, pois vivemos em uma cultura egoísta que leva as pessoas olharem para seus próprios umbigos, ignorando assim o próximo. Acredito que a única forma de vencer esse problema é permanecer unido com Jesus, a fim de que a compaixão Dele se desenvolva através da nossa.
* Paciência – Da perspectiva de Deus é a capacidade de esperar o tempo que for necessário, para que as coisas aconteçam como Ele espera e cumpram os propósitos que Ele planejou. Nós somos uma prova viva desse atributo de Deus, pois falhamos constantemente e mesmo Ele tendo o direito e poder para nos destruir, não o faz. Porem os seres humanos quando devem utilizar esse atributo, não conseguem, pois é impossível oferecer o que não tem, a única forma que existe para oferecermos paciência é permanecermos unidos com Jesus, desfrutar da paciência Dele em nossas vidas e reconhecer que nada ou ninguém pode nos fazer pior do que já fizemos para Deus.
* Fidelidade – Da perspectiva de Deus é a capacidade de cumprir Seus propósitos, Suas promessas e Suas advertências da maneira que foi previsto. Essa é uma das qualidades que mais os seres humanos falham, pois são instáveis, volúveis e de visão limitada, uma vez que não se mantém unidos com Jesus, que nos oferece a perspectiva do que é esperado e como realizar o que é esperado.
* Verdade – Da perspectiva de Deus é a capacidade de falar e fazer a verdade e a incapacidade de falar e fazer mentiras, além da intolerância da mentira e da falsidade. Todos os seres humanos são dotados da qualidade da verdade, porem ela é minimamente utilizada, pois a verdade ou a honestidade, muitas vezes é contraria aos interesses humanos. A união com Jesus é o antídoto para esse tipo de comportamento, uma vez que Ele é sempre verdade, não conseguimos não ser verdade.
Por esses motivos Deus não aceita e é intolerante com a injustiça, a maldade, o ódio, a falta de compaixão, a impaciência, a infidelidade e a mentira, pois essas coisas foram os atributos que Ele compartilhou com os seres humanos. Uma vez que temos esses atributos podemos escolher utilizá-lo (através da união com Cristo) ou não e quando não utilizamos estamos desapontando a Deus, que deu o Seu melhor para nós.
Por conta desses e outros atributos podemos afirmar que a carne não é fraca (nós é quem somos negligentes), por isso não pode ser utilizada como desculpa para as coisas erradas que fazemos, muito pelo contrario, fazemos coisas erradas porque não utilizamos a força e o poder da nossa carne, que é a força e o poder que Deus compartilhado com todos nós.
Faça o primeiro comentário a "A carne é mais forte do que imaginamos"