Os pregadores cristãos mais populares nos dias de hoje trazem uma mensagem onde dizem que Deus não permite que Seus filhos sofram, pois Ele vai cuidar de tudo e livrar-nos de tudo. Naturalmente que é uma meia verdade, pois eles querem atrair aqueles que não aguentam mais sofrer e querem receber um tipo de alivio da parte de Deus, o que tem resultados, pois suas igrejas estão cheias.
Lamentavelmente essas pessoas sem perceber estão sendo usadas por Satanás e com seus discursos mantem uma multidão longe de Deus, mesmo estando em um ambiente que fala Dele. Vejamos a posição de Deus sobre a questão do sofrimento:
E é bom que as pessoas aprendam a sofrer com paciência desde a sua juventude. Quando Deus nos faz sofrer, devemos ficar sozinhos, pacientes e em silêncio. Devemos nos curvar, humildes, pois ainda pode haver esperança. (Lamentações 3.27-29 NTLH)
Nos versos que acabamos de ler o primeiro conselho é que as pessoas devem aprender a sofrer com paciência desde a juventude, por que Deus aconselharia as pessoas aprenderem a sofrer se Ele for livra-las do sofrimento? Porque Ele não vai impedir o nosso sofrimento, muito pelo contrário vai usa-los para nosso benefício.
Os versos afirmam ainda que Deus nos faz sofrer, evidentemente que não é Deus quem produz o sofrimento, mas que Ele permite que os sofrimentos ocorram em nossas vidas. Sempre que Deus permite um sofrimento é porque Ele quer gerar algo em nós, que pode ser nos quebrantar ou nos disciplinar, mas em ambos os casos nós saímos ganhando, portanto rejeitar o sofrimento é o mesmo que rejeitar a ação de Deus em nossas vidas, significa dizer a Ele que não queremos ser uteis em Suas mãos.
O texto conclui descrevendo como deve ser nossa postura quando estivermos sofrendo por permissão de Deus: ficar sozinho (não quer dizer que devemos ficar isolado das pessoas, mas que devemos buscar entendimento em Deus), sermos pacientes (esperarmos o tempo e a forma de Deus agir), ficarmos em silêncio (não ficar murmurando os nossos problemas para todos, a fim de recebermos compaixão deles), nos curvar (render) com humildade diante de Deus, pois é isso que determinará se receberemos Sua misericórdia ou não.
A partir de agora como vai se portar diante dos sofrimentos?
Faça o primeiro comentário a "O propósito de Deus em meio aos sofrimentos"