Como você se porta com relação aos irmãos em Cristo? Como você reage quando tem notícias do que Deus tem feito na vida dos irmãos? O que os irmãos tem visto em sua vida a cerca do que tem permitido Deus agir sobre ela?
Essas perguntas são cruciais, uma vês que muitos irmãos não fazem a minima questão de saber como estão os outros e quando ficam sabendo que os irmãos estão em dificuldades, chegam até fica felizes, mas quando sabem que Deus tem feito grandes coisas se mordem de ciúmes. Como consequência disse ninguém vê nada de Deus na vida dessa pessoa.
Vejamos o exemplo do apostolo Paulo ao escrever a Filemom:
Sempre agradeço a Deus quando estou orando por você, meu caro Filemom porque ouço continuamente a respeito do seu amor e da sua confiança no Senhor Jesus e no seu povo. E rogo que, à medida que você partilha sua fé com os outros, ela domine também a vida deles, quando virem a abundância de coisas boas que há em você, proveniente de Cristo Jesus. Eu mesmo recebi muita alegria e consolo do seu amor, meu irmão, porque a sua bondade tem revigorado muitas vezes os corações do povo de Deus. (Filemom 4-7 BV)
Paulo inicia dizendo que sempre agradece a Deus em suas orações pela vida de Filemom, pois sempre tinha notícias a respeito do seu amor e de sua confiança no Senhor Jesus e no povo de Deus. Esse é o primeiro exemplo que devemos aprender, ou seja, sembre ter o desejo de saber como esta a vida espiritual dos irmãos a fim de celebrar a Deus por eles, ou interceder por ele caso estejam em dificuldades. Neste mesmo verso temos um segundo exemplo para aprender, que é o exemplo de Filemom, onde devemos ser uma pessoa reconhecida pelos irmãos por causa do nosso amor e confiança no Senhor Jesus e na igreja.
Paulo continua dizendo que intercede por Filemom, pedindo que quando Ele fosse compartilhar a sua fé com os irmãos, a fé dele também inundasse a vida dos irmãos, por conta de seu testemunho e experiencia com Cristo. Este é o terceiro e o quarto exemplo que devemos aprender, onde devemos interceder dessa forma pelo irmãos, como também devemos ter o desejo de compartilhar nossa fé com os irmãos, a fim de que eles tenha a oportunidade de experimentar as grandezas de Deus, como temos experimentado.
Paulo termina dizendo que tinha recebido muita alegria e consolo do amor de Filemom, não porque Filemom tivesse feito algo diretamente para Paulo, mas pelo que tem feito pelo povo de Deus. Este é o quinto exemplo que temos que aprender, ou seja, o que fazemos pelo povo de Deus, pelo fato de estamos praticando o que Cristo ensinou através de nosso pastor, produz alegria e consolo no coração dele.
Faça o primeiro comentário a "A fé e o amor em Cristo"