Vivemos em uma sociedade que busca pessoas sábias, realmente isso é muito importante, porem o conceito do que é considerado sábio pelas pessoas é a grande quantidade de informações e pensamentos que esta pessoa acumulou durante sua vida, por isso os mais mais velhos são considerado os mais sábios.
Reconheço e respeito os mais velhos, porem quero dizer que a maioria deles não são pessoas sábias, mas são pessoas extremamente experientes, evidentemente que a experiencia produz uma certa sabedoria baseada na pratica e na observação, porem o principal função dela é ajudar as pessoas a evitar erros que ela cometeu ou viu sendo cometendo, porem não apresenta uma direção a ser seguida pelo aconselhado.
Vejamos o que o rei Salomão escreveu sobre o assunto:
Preste sempre bastante atenção aos conselhos e aceite os ensinos de outras pessoas; assim, você será sábio em pouco tempo. O homem sonha e faz planos mas Deus sempre realiza a Sua vontade. (Provérbios 19.20-21 BV)
Nos versos acima vemos Salomão dizendo que devemos prestar bastante atenção nos conselhos e aceitar os ensinos de outras pessoas, para nos tornamos sábios mais rapidamente. Até ai não muda muito sobre o fala antes, exceto o fato de que a sabedoria é algo que vem de Deus, como resultado do cumprimento de Sua vontade na vida de uma pessoa.
Por esse motivo os conselhos e ensinos que devemos buscar, devem ser conselhos de pessoas capazes de nos ajudar entender a vontade de Deus para nossa vida, como também nos ajudar a cumpri-la, e quanto mais nos submetemos a vontade de Deus, mais sábios nos tornaremos.
Faça o primeiro comentário a "Como nos tornarmos sábios?"